terça-feira, 13 de março de 2012

As Sete Cartas do Apocalípse - Nas EBD no segundo semestre

A revista Lições Bíblicas da CPAD, destinadas para Jovens e Adultos, do 2º trimestre de 2012, é “As Sete Cartas do Apocalipse: A Mensagem Final de Cristo à Igreja”. O comentárista é Claudionor de Andrade.

Na introdução de Apocalípse, tomamos ciência que a revelação de Deus é passada para Cristo, de Cristo ao anjo e do anjo a João. Encontramos o autor do livro Apocalípse se apresentando como João (1.1, 4-9; 22.8). A tradição cristã convencionou atribuir autoria ao apóstolo João. Na verdade, Jesus Cristo é o verdadeiro autor do livro, sendo que o apóstolo João foi o elemento humano que o escreveu.

Os leigos costumam associar Apocalípse com catástrofes e conflitos, o aviso aterrorizante de Deus para a Humanidade, não sabem seu objetivo. Apocalípse detém um dos temas mais abordados, porém o menos compreendido. Existe muitas ideias erradas em volta desse livro. Muitas fantasias, tentam decifrá-lo, sendo que na verdade não é um conteúdo misterioso, enigmático, precisando de decifração.

Apocalípse é uma revelação divina, transmitida aos homens comunicando coisas até então ocultas. Foi escrito em período de crise (6.9-11) e de violenta perseguição (7.9-14), na qual muitos cristãos perderam a vida. As perseguições de Nero (64-68) e de Domiciano (81-96) provocaram sérias dúvidas nos cristãos a respeito da realidade do reino de Deus, sobre a relevância da morte e triunfo de Jesus sobre ela. Acima de tudo, é um livro escrito a patir da realidade de sua geração, para sua geração e não para as futuras gerações. Entretanto, as informações contidas nele valem para todos os tempos.

Os temas a serem lecionados, serão:

Lição 1 – Apocalipse, a Revelação de Jesus Cristo;

Lição 2 – A Visão de Cristo Glorificado;

Lição 3 – Éfeso, a Igreja do Amor Esquecido;

Lição 4 – Esmirna, a Igreja Confessante e Mártir;

Lição 5 – Pérgamo, a Igreja Casada com o Mundo;

Lição 6 – Tiatira, a Igreja Tolerante;

Lição 7 – “Sardes, a Igreja Morta”;

Lição 8 – Filadélfia, a Igreja do Amor Perfeito;

Lição 9 – Laodiceia, uma Igreja Morna;

Lição 10 – O Governo do Anticristo;

Lição 11 – O Evangelho do Reino no Império do Mal;

Lição 12 – O Juízo Final; Lição 13 – A Formosa Jerusalém.

E.A.G

Um comentário:

Pastor Domingos disse...

Será um trimestre abençoado, estudando o apocalipse.

As vezes as pessoa dizem "eu não leio o apocalipse porque não entendo" e aí podemos dizer "Não entende porque não ler"

um forte abraço

pr-edinaldodomingos.blogspot.com

Conheçamos e prossigamos

"Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que re...