quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Falecimento do pastor José Pimentel de Carvalho

É om pesar que comunicamos o falecimento do Presidente de Honra da CIEADEP e Presidente da AD em Curitiba-PR, pastor José Pimentel de Carvalho, ocorrido hoje (24/02), as 08h20min, no Hospital Evangélico


Veja um breve relato da vida e ministério, deste que foi um exemplo digno de ser seguido na obra de Deus.

O pastor Pimentel foi da geração de Pastores que tiveram contato com os fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, Pastor José Pimentel de Carvalho, falece com 95 anos completados no ultimo dia 08 deste mes. Com 66 anos de Ministério, ordenado Pastor em 20 de maio de 1945, na Escola Bíblica da Assembléia de Deus em São Cristóvão - RJ., pelos Pastores Samuel Nyström e Cícero Canuto de Lima.

Com 14 anos de idade, o adolescente José Pimentel de Carvalho, um dos maiores líderes da Assembléia de Deus no Brasil na atualidade, aceitou Jesus como Salvador em Santa Tereza, Valença, Rio de Janeiro, em 1930. Em outubro daquele mesmo ano foi batizado nas águas, na Fazenda Glória. Uma história de vida que confunde-se com a quase totalidade dos 100 anos das Assembléias de Deus no Brasil.

Sua primeira e singular pregação foi ministrada num culto realizado na fazenda, quando 15 pessoas foram batizadas no Espírito Santo. O jovem José, de calça curta e pés descalços começou a ler o Capítulo 25 do Livro de Mateus, pensando em lê-lo e dar por encerrada sua "trêmula pregação". Leu poucos versos e, ao olhar para a porta viu a chegada de diversos homens armados com foices e pedaços de pau, para acabarem com o culto, mandados pelo fazendeiro.

Continuou a leitura e o Espírito Santo começou agir batizando seis jovens que faziam um barulho daqueles como pentecostais antigos. Em seguida outro jovem foi batizado, caiu de joelhos falando em línguas estranhas, quando pegou um banco e sacudiu-o como se quisesse quebrá-lo. Partiu em direção àqueles homens armados, de joelho pelo corredor, falando em línguas e profetizando aos valentões que um a um se retiraram.
Voltaram apenas no dia seguinte, para dizer que os cultos poderiam continuar. No mesmo culto, Deus entregou uma mensagem profética ao jovem José Pimentel: "Meu servo, continue que eu estou contigo". Interpretada pelos presentes como incentivo para continuar a pregação.

Transcorridos longos anos desde aquela experiência, hoje Pastor José Pimentel está "continuando" com vitalidade, forças renovadas, denodo e alegria, a obra do Senhor.
Como remanescentes da geração de Pastores que tiveram contato com os fundadores da Assembléia de Deus no Brasil, Pastor José Pimentel de Carvalho, parte com 95 anos de idade, por certo deixa muitas experiências interessantes vividas nos primórdios da Assembléia de Deus.

Sua proximidade com o saudoso Missionário Daniel Berg proporcionou bela lição, segundo Pastor Pimentel. "Quando alguém se aproximava de Daniel Berg, para falar alguma coisa sobre outra pessoa, ele atalhava a conversa dizendo 'Glória a Jesus, Jesus Cristo Salva, Cura e Batiza no Espírito Santo', e antes que o outro recomeçasse a falar, prosseguia 'como vai sua esposa? Sara minha mulher manda lembranças para ela', desviando-o assim do propósito da conversa, não deixando que seu interlocutor falasse mal de outra pessoa para ele".

Há 49 anos, pastoreando a Igreja em Curitiba, enviado por Deus em 1962, entre suas realizações está a construção do atual templo-central, com 5.710 m²., e a expansão da Igreja paranaense. Ele Também dirigiu o Departamento de Escola Dominical da Casa Publicadora das Assembléia de Deus por alguns anos, contribuindo com as Lições Bíblicas Infantis e com a Revista A Seara. Presidiu também a Mesa Diretora da Convenção Geral Assembléia de Deus no Brasil por 3 vezes e da Convenção do Paraná (CIEADEP) por diversas vezes, sendo atualmente Presidente de Honra da mesma.


A igreja do Jd. Esmeralda bem como a igreja em Cascavel externa seus sentimentos pela passagem do nobre pastor Pimentel.

3 comentários:

Rô Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rô Moreira disse...

Com certeza contribuiu muito pelo Evangelho de Jesus, pois nesta época as conversões eram legítimas assim eu creio, hoje esta tudo mudado. Que o Senhor Deus e pai conforte a família do mesmo, que com certeza deixará saudades , pois homens fieis como este, esta difícil de encontrar no nosso meio. Paz!

Pastor Francisco Damião disse...

A Igreja e Ministério em Suzano São Paulo lamentam Juntos a perca de um grande patriarca que foi o Pr.JOSÉ PIMENTEL DE CARVALHO, Sem dúvida foi uma grande perca que a Igreja e Ministério tiveram em Curitiba e em todo Brasil, Meus pêsames a toda família enlutada bem como a toda Igreja e Ministério que pena só faltavam 110 dias para ele ter conseguido comemorar junto com todos nos os 100 das Assembléias de Deus no Brasil, mas o nosso Deus é que sabe de todas as coisa e se agradou Deus em ter recolhido ele hoje a gloria pois “Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos" Salmos 116:15”
Att.
Pr. Francisco Damião
Suzano São Paulo
24 de Fevereiro de 2011
www.admissaosuzano.com.br

Conheçamos e prossigamos

"Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que re...