quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Benção Financeira - Opinião

Irmãos e amigos, a respeito da postagem sobre a benção financeira, o nobre irmão Edinei me fez uma indagação nos comentários,veja:

"Só queria que você ou algum teólogo/Exegéta pudesse provar que Ml. 3:10 é mandamento para a igreja.
Onde está escrito no Novo testamento que devemos dar o dízimo para sermos abençoados?"
Pb. Edinei, Th.B

Respondi da seguinte maneira:

Caro irmão, sem muita discução veja o que diz Mateus 23:23
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."

Poderia trazer mais citações, espero que esta seja suficiente."
Abraços
Ev. Jairo Elin

O nobre irmão tem o direito de opinar e ter sua posição, fato este que publico para que os demais possam analisar e ter suas opiniões.

"Caro Ev. Jairo, é interessante notarmos que quando o assunto é o dízimo no Novo Testamento os “textos de prova”, são sempre os mesmos, Mt. 22:21; 23:23 e Hb. 7:8.
Tenho lido vários livros sobre o assunto e os argumentos são sempre os mesmos. Recentemente li o livro “Dizimista eu?” do Pr. Paulo Cesar lima, onde o autor tenta provar a partir do antigo testamento que o dízimo é para ser observado na dispensação da graça. Mas quando chega ao Novo testamento, ele se enrola todo, pois para apoiar a prática do dízimo no NT é preciso fazer um malabarismo teológico muito grande e fazer um a “eisegese” (colocar as idéias do interprete no texto) de textos como os citados acima.
Com respeito ao texto que você citou, vai aqui umas perguntas:
Para quem Jesus estava falando? Qual o contexto? Observe que Jesus estava falando aos “escribas e fariseus”. Somos escribas? Somos fariseus? (aida que em nosso meio alguns agem como os tais).
No Novo Testamento não há ordem (obrigatoriedade) para o cristão dar o dízimo. Em Mt. 22: 21, quando Nosso Senhor diz para dar a Deus o que é de Deus, claro que ele estava se referindo ao dízimo, mas estava falando para pessoas que ainda estavam debaixo da antiga aliança (a lei de Moisés), portanto deveriam obedecer aos preceitos da mesma. A igreja não tinha sido ainda inaugurada. Em Mt. 23: 23 onde Jesus diz: ... "devieis , porém, fazer estas cousas, sem omitir aquelas", também estava se referido ao dízimo. Mas aqui também ele estava se dirigindo a pessoas que davam o dízimo, mas não praticavam os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé.
Jesus estava como a dizer: "não deixem de dar o dízimo, mas pratiquem a justiça, a misericórdia e a fé.
Em Hb. 7: 8 a referência ao dízimo é um paralelo com o texto de Gn. 14 sobre a superioridade de Melquisedeque sobre Abraão, e não uma ordem para se dar o dízimo na era da graça.

E Ml. 3:10 Texto tão citado pelos dizimolátras? Ainda não vi um estudioso sério da Bíblia dizer com certeza que este texto é para a igreja. O que vejo são pessoas desinformadas citando-o fora do contexto. Já observou que para provar que a guarda do sábado não é para a igreja usam-se a justificativa de que o mesmo foi para Israel e está no Antigo testamento? Por que não fazer o mesmo com o dízimo? Eu sei a resposta. Mas vou parar por aqui. Espero que você permita que este comentário seja publicado., pois alguns blogueiros são covardes e só postam o que lhes favorece."
Pb. Edinei, Th.B
Nele, que não deixou o dízimo como ordenança!

2 comentários:

Edinei Siqueira disse...

Amado Ev. Jairo,

Obrigado por ter postado o meu comentário, pois ao contrário de muitos que se julgam donos da verdade, você se mostrou humilde em publicar minhas ponderações embora discordante do que você pensa.
Quero lhe dizer que posto estes comentários não para promocer contendas, mas expressar o que entendo à luz das Sagradas Letras.
Agora eu sei que vai vir uma enxurrada de comentários me detonando, pois você jogou a batata quente para os demais irmãos kkkkkkkkkkkk.
Vamos lá, quero que me provem que Ml. 3: 10 é para a igreja.

Pb. Edinei, Th.B

Edinei Siqueira disse...

Se quiser dê uma passadinha no meu singelo blog: A verdade do evangelho.

Pb. Edinei, Th.B

Conheçamos e prossigamos

"Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que re...